Meta da campanha é imunizar 80% da população de 939.009 pessoas.
No Centro Municipal de Imunização de João Pessoa, no antigo Lactário da Torre, a movimentação foi intensa pela manhã neste primeiro dia da campanha. A tecnóloga Shirley Coutinho, que está com seis meses e meio de gravidez e a filha dela, de um ano e quatro meses, chegaram logo cedo. “Faço questão de manter em dia as vacinas de minha filha e as minhas também. Dessa forma, ficamos protegidas”, disse.
O casal de aposentados, José Edmílson, de 78 anos, e Lourdinha de Sousa, de 71 anos, chegaram ao Centro de Imunização no final da manhã. “Desde que fizemos 60 anos nunca perdemos uma vacina contra a gripe. O resultado é que não tivemos mais gripe”, comentou Lourdinha.
A campanha de vacinação contra a gripe 2015 será realizada em todas as Unidades de Saúde da Família de todos os municípios paraibanos, ficando a critério de cada um definir se terão postos volantes.
Dia D
A SES realizará o “Dia D” de mobilização contra a gripe no dia 9 de maio, no município de Brejo do Cruz, das 8h às 17h.
Sintomas
Os sintomas da gripe são: o comprometimento das vias aéreas, congestão nasal, tosse, rouquidão, febre (geralmente alta), mal estar, dores no corpo e de cabeça. A transmissão do vírus acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Ocorre também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.
“A melhor prevenção para o vírus influenza é a vacinação, que acontece anualmente. Ações
simples como lavar as mãos e ter contatos em ambientes com aglomeração podem evitar contaminação”, concluiu Edson Lira.
Fonte: WSCOM
Postar um comentário