ULTIMAS

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Brasileiro terá vacina contra catapora de graça a partir de 2013


Vacina contra catapora deve ser aplicada em 2013








O Sistema Único de Saúde vai oferecer, de graça, a vacina contra a varicela, mais conhecida como catapora, doença contagiosa e que oferece riscos. A vacina vai ser produzida graças à parceria entre o laboratório público Bio-Manguinhos e o laboratório privado GSK, anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.
Juntos, os laboratórios vão fabricar a vacina tetra viral, que além da catapora vai imunizar também contra caxumba, rubéola e sarampo, cuja vacina já é oferecida pelo SUS há vinte anos.
A vacina contra a catapora estará na rede pública de saúde a partir de agosto do ano que vem. A criança deverá tomar duas doses da tetra viral: uma quando tiver um ano, e outra com quatro anos de idade. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou dos benefícios da tetra viral para a população.
"O primeiro grande benefício é associar a vacina da varicela, da catapora com outros três tipos de vírus que o Brasil já utilizava. E com apenas uma picada o Brasil pode proteger suas crianças de quatro tipos de vírus diferentes", explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 
O Ministério da Saúde vai investir quase 130 milhões de reais para a compra de quatro milhões e meio de doses por ano da vacina contra a catapora. A vacina tetra viral tem 97 por cento de eficácia e raramente provoca reação alérgica. Com a inclusão da vacina no SUS, o Ministério da Saúde estima uma redução de 80 por cento no número de internações por causa da catapora. Por ano, cerca de 11 mil pessoas são internadas por causa da doença.

DA EDITORA/BLOG

COM PORTAL CORREIO

Postar um comentário

 
Back To Top