ULTIMAS

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Mortos em confusão na Arábia Saudita passam de 700

O último grande incidente com mortes havia ocorrido em 2006.

Subiu para 717 o número de mortos num tumulto de peregrinos em Mina, perto de Meca, nesta quinta-feira, 24, segundo um novo balanço dos serviços de Defesa Civil da Arábia Saudita. O número ainda deve aumentar. Pelo menos 805 pessoas ficaram feridas, segundo a Reuters.
A segurança durante o haj é uma questão politicamente sensível para a dinastia Al Saud, que controla a Arábia Saudita e se apresenta internacionalmente como guardiã do Islã ortodoxo e responsável por seus locais mais sagrados em Meca e Medina.
O governo gastou bilhões de dólares na modernização e expansão da infraestrutura para o haj e em tecnologia de controle de multidão nos últimos anos. O último grande incidente com mortes havia ocorrido em 2006, quando pelo menos 346 peregrinos morreram em um tumulto.
A Rua 204 é uma das duas principais artérias que conduzem do acampamento em Mina para Jamarat, onde os peregrinos realizam o ritual de apedrejamento do diabo, atirando pedras em três grandes pilares. Jamarat foi também o local do desastre de 2006 e vários outros.
Os esforços para melhorar a segurança em Jamarat incluíram a ampliação dos três pilares e a construção de uma ponte de três níveis em torno deles para aumentar a área e o número de pontos de entrada e saída para os peregrinos que cumprem o ritual.
Há duas semanas, 110 pessoas morreram na Grande Mesquita de Meca quando um guindaste operando num projeto de expansão desabou durante uma tempestade e esmagou peregrinos que estavam embaixo.

Fonte: Brasil 247

Postar um comentário

 
Back To Top